segunda-feira, junho 10, 2013

13 de maio...reflexão


13 de maio...reflexão

A mais ou menos 8 anos recebi um email solicitando um orçamento de tranças soltas grossas,  de uma mulher negra que se denominava líder de uma ONG no interior de São Paulo, dizia seguir e admirar muito  trabalho da Cia. das Tranças.

Bem como de costume naquela época eu mesma respondi com o valor do serviço, embutido no valor o tempo de mão de obra, os gastos com matéria prima, taxas administrativas e lucro que acho justo receber pela minha arte.

Para minha surpresa ela me respondeu de forma grosseira, me chamando de falsa negra por cobrar "tão caro" ( visão dela) por um serviço para negros, ainda mais sendo ela de ONG.

Me senti ofendida e desvalorizada, pensei em nem responder mais depois de refleti um pouco, preferi responder de forma clara e sucinta.

" Sou negra sim e me orgulho muito disso, a Cia. das Tranças nasceu de um sonho e da necessidade de que os negros tenham um salão de beleza com bom atendimento, limpo, organizado e acima de tudo profissional e o valor que cobro pode ser um pouco caro perto do que estão cobrando em outros locais, porem a minha visão é que os negros lutem, estudem, trabalhem em empresas com bons salários e possam pagar por meu um bom serviço e todos juntos finalmente possamos romper o círculo vicioso que nos  aprisiona nas fatias mais baixas da pirâmide social."

Chris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Então!!! Comente aqui o que achou dos textos e me dê sua opnião por favor dicas de assuntos que acha legal escrever, sabe esses lendas urbanas sobre nossos cabelos lindos e crespos. Meu muito obrigada.