segunda-feira, março 12, 2012

Rota do Cabelo : Da Índia para o mundo

por Cynthia De Simone - Buenos Aires- Argentina
Tradução e apoio: Chris Oliveira


Símbolo de beleza e saúde, sinônimo de libertação nos anos sessenta e rejeição da cultura burguesa estilo de vida punk, cabelo humano sempre esteve ligada a diferentes conotações.


Mesmo entre os egípcios, que usavam perucas como um indicador de riqueza ou status social, ou as virtudes celtas atribuído ao cabelo como a força ea fertilidade.


Na Índia, aqueles que professam a religião hindu usar seu cabelo como uma oferenda aos deuses.
Todos os anos milhões de peregrinos à cidade sagrada de Tirupati, (no sul do país) para visitar Tirumala Balaji templo e doar seu cabelo para Venkateswara, figura associada com bondade e da reencarnação do deus Vishnu.


A tonsura corte de cabelo-é praticada nestas latitudes, como um antigo ritual, que consiste em raspar a cabeça inteira, como um sacrifício de beleza e um sinal de renúncia ao ego.
As margens são realizadas no templo Kalyana Katta, um complexo de quatro andares, onde centenas de cuidado do cabelo para famílias inteiras que esperam sua vez convencido da sua missão.








A técnica da navalha de barbear é executada apenas sem o uso de espuma ou sabão. Durante o processo, o voluntário é silencioso ao olhar cair suas mechas de cabelo.





É o momento certo para agradecer aos deuses desejos atendidos.


Nem tudo é espiritual neste assunto.
Por trás dessa cerimônia muito importante lá é um negócio de milhões de dólares que virou a Índia no maior exportador mundial de cabelo.



A sacralidade que dá o cabelo na cultura hindu permite que os fabricantes de perucas e vendedores de cabelo para mega hair  encontrar material de qualidade superior prima pela ausência de tratamentos químicos, como tintura, permanente ou alisamento. Outra virtude do seu cabelo indiano é a espessurra, semelhante ao dos europeus e latinos.
Tanto o cabelo indiano e chinês é conhecido como "ouro negro".

Depois de cortar o cabelo, os voluntários são responsáveis ​​para a lavagem e classificação. A cada três meses, fez um leilão público para a comercialização na indústria da beleza.
Parte dos lucros vão para a manutenção de hospitais, escolas e instituições de caridade.

Em Tirupati, as opções de acomodação são variadas, mas recomenda-se a pré-agendados, e que diariamente vêm ao templo uma média de 50.000 pessoas.
Há passeios disponíveis e não é permitida a entrada com câmeras ou telefones celulares.

Em geral, o cabelo é vendido por peso e da idade de trinta centímetros de comprimento.
Tanto a Índia e na China são os líderes mundiais do mercado no sector.

Great Lengths é uma empresa multinacional dedicada a separação e venda de cabelo humano.
O Inglês David Gold, fundador da empresa se propôs a criar este sistema simples de tecer os cabelos adquiridos para dar naturalidade como o cabelo da cliente, para dar uma aparência de maior comprimento ou volume.





Outra empresa é a Rebecca localizado na cidade de Xuchang na província de Henan (China), , líder no negócio de venda de cabelo, fabricação de perucas e apliques sintéticos distribui seus produtos em mais de 30 cidades europeias Laos e na Nigéria (África ) e os Estados Unidos, onde esta setenta por cento de sua clientela.

O "ouro russa", como é conhecido o cabelo loiro com brilho natural, proveniente principalmente dos países do Leste Europeu. Uma empresa que vende por atacado Belli Capelli é que atrai potenciais fornecedores, colocando anúncios nas universidades e estações de metro em Kiev e Moscou.
A crise econômica levou muitas mulheres a rentabilizar as suas longas tranças douradas.

Londres, Milão, Barcelona, ​​Madrid, Paris, Nova York, figuras importantes na oferta internacional de moda em seus penteados de salão e acessórios exclusivos usados ​​por artistas como Shakira, Lady Gaga e Britney Spears.


Chris Oliveira , é um cabeleireiro brasileira e sabe tudo sobre Mega Hair e conhece bem as características do cabelo humano. Em seu renomado salão Cia. das Tranças  em São Paulo ela diz: "O cabelo da Índia é  de melhor qualidade. Em média, nós pagamos R$200,00 por  cada 100 gramas de 50 centímetros. Um mínimo de 300 gramas para mudar o visual ".



O cabelo chega no Brasil ondulado ou liso e para atender o desejo e a moda Chris Oliveira e sua equipe faz um permanente especial a vapor ,  formando os cachos sem uso de nenhum quimica com cachos lindos e perfeitos. Saiba mais no site www.ciadastrancas.com.br


.



 
Milhões de dólares negócios, moda, adoração de deuses ou de necessidade económica, as razões são muitas e variam de acordo com tempos e costumes.
O percurso atravessa os continentes cabelo, idiossincrasias e diferentes estilos de vida, tornando-se uma boa oportunidade para os amantes do turismo religioso descobrir este mundo fascinante.

Um comentário:

  1. Anônimo6:41 PM

    Chris vc e otima acompanho todo seu trabalho pela internet vc e otima adorei bjos karolinapaula060109@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Então!!! Comente aqui o que achou dos textos e me dê sua opnião por favor dicas de assuntos que acha legal escrever, sabe esses lendas urbanas sobre nossos cabelos lindos e crespos. Meu muito obrigada.